Historia

 A BBA Indústria Quimica Ltda. foi estabelecida em 1995, na cidade de Jacarezinho, norte do Estado do Paraná, sendo braço do grupo italiano ICE Internacional, referência mundial no mercado de produtos derivados da bile bovina.

No início, suas atividades se concentravam na exportação do casco e chifre bovinos moídos, utilizados como fertilizante orgânico; e na coleta e industrialização da matéria-prima bile bovina, extraindo desse processo os sais e ácidos biliares, exportados para Itália.
Desde então, seu crescimento foi contínuo. Com forte atuação no mercado nacional e internacional de subprodutos de origem animal, a BBA se consolidou como o maior coletor de bile bovina do Brasil e do mundo, movimentando, hoje, cerca de 15.000 ton de bilis e 10.000 ton de casco e chifre ao ano.

A BBA possui parceiros comerciais em vários países, garantindo o fornecimento da matéria-prima.

Com a gestão focada na expansão da coleta de matéria prima, em 2007 adquiriu a empresa argentina Arennis S.R.L. No ano seguinte, estabeleceu no Paraguai, a PBP Paraguai Bile Products S.r.L.. Sua última aquisição foi a empresa uruguaia CVF Ltda., criando assim, uma rede atuante no MERCOSUL e garantindo o fornecimento da bile bovina.
Estrategicamente situada na Rodovia BR 153 e com logística própria (a BBA possui uma frota de 15 caminhões), atua em todos os estados brasileiros, oferecendo aos fornecedores pontualidade e seriedade na retirada de subprodutos. Isso também permite um escoamento melhor de suas exportações garantindo a qualidade de seus produtos e a satisfação plena de seus clientes no exterior.

Com investimentos contínuos, a BBA diversificou a linha de produtos, a planta foi ampliada e cada linha de produto tem o seu respectivo setor: SETOR DE SAIS BILIARES e SETOR DE CASCO , CHIFRE E CRINA, con manejos, funcionarios e estabelecimentos indipendentes. A produção vem aumentando a cada ano, atendendo toda a demanda externa. Atualmente a BBA exporta para países da Europa, Ásia, América do Norte e América-Latina.
Com a implantação de programas de gestão de qualidade, em 2009, a BBA obteve a certificação NBR ISSO 9001-2008, aumentando a sua credibilidade no mercado. A BBA está entre as 100 maiores empresas exportadoras do Estado do Paraná, agregando valores à econômia regional e nacional. Com um quadro de 130 funcionário, a BBA investe, além da capacitação, na criação e fortalecimento de vínculos com seus colaboradores, de tal modo a compor uma equipe comprometida com as diretrizes e procedimentos internos e com as expectativas dos clientes.

Recentemente, grandes investimentos foram aplicados no tratamento de água residual, reduzindo, substancialmente, o impacto ambiental, de acordo com as normas padrões e legislação vigente.

Também estão incorporados à gestão da BBA, investimentos em tecnologia, parcerias com fornecedores, qualidade dos produtos e matéria-prima e responsabilidade social.